Home / Editoriais

Editorial - RBE - Nº17

Diego Antônio Fonseca BALBI
Diretor de Publicações e Relações Institucionais - CBDB

 

Caros Leitores,

 

É com grande satisfação que apresentamos esta 17ª edição da nossa Revista Brasileira de Engenharia de Barragens (RBEB), trazendo artigos que abordam temas fundamentais e inovadores do setor. Cada contribuição desta edição foi selecionada com cuidado para fornecer insights valiosos e fomentar discussões sobre as melhores práticas, tecnologias e metodologias que impactam diretamente a segurança e eficiência das nossas estruturas.

 

Na coluna Holofote desta edição a presidente da Associação Brasileira de Empresas Geradoras de Energia Elétrica Marisete Dadald discute a posição única do Brasil no cenário energético global, destacando a matriz energética  majoritariamente limpa e renovável do país. A importância histórica e contemporânea das hidrelétricas é enfatizada, ressaltando sua contribuição para a segurança e confiabilidade do sistema elétrico, além de seus múltiplos usos na regulação dos recursos hídricos.

 

O artigo também aborda os desafios enfrentados pelas hidrelétricas, como encargos específicos e subsídios destinados a outras fontes renováveis, que impactam sua competitividade e sugere investimentos em usinas hidrelétricas reversíveis como uma solução promissora para armazenamento de energia. 

 

Em seguida, são trazidos 9 artigos abordando 6 diferentes temas, abaixo listados:

 

Estruturas de Concreto

 

Nesta seção, destacamos a importância do reforço estrutural e das soluções inovadoras para os desafios enfrentados ao longo da vida útil das barragens. O artigo sobre o "Reforço estrutural do barramento principal da Usina Hidrelétrica
Risoleta Neves" oferece uma visão das diretrizes de projeto e metodologias adotadas para garantir atendimento aos critérios e fatores de segurança. Complementarmente, o estudo "Solução estrutural para readequação de vertedouro submetido à corrosão dos cabos de protensão nas vigas munhão" trata de uma questão que vem ganhando destaque nas revisões de segurança e revela estratégias de mitigação e readequação de estruturas afetas pela corrosão, visando assegurar a operação contínua das comportas.

 

Geotecnia e Fundações

 

Os artigos desta seção exploram aspectos críticos do controle de compactação e estabilidade de barragens. Em "Considerações sobre a execução de aterros experimentais à luz da problemática de empréstimos bastante heterogêneos", é destacada a eficiência dos métodos de controle de compactação e ressalta sua importância em obras atuais. Já a "Análise de estabilidade pseudo-estática de barragem de mineração considerando a amplificação do sismo" proporciona um estudo sobre a importância de uma caracterização adequada da fundação e os impactos sísmicos na estabilidade das barragens, apresentando uma metodologia utilizada por eles desde 2020.

 

Meio Ambiente

 

A intersecção entre engenharia de barragens e questões ambientais é essencial para o desenvolvimento sustentável. O artigo "Metodologia para levantamento e estimativa de fauna doméstica errante em zona de autossalvamento (zas)
e zona de segurança secundária (zss)" propõe métodos para a caracterização da fauna doméstica em áreas potencialmente impactadas em caso de ruptura de barragens, enquanto "Aspectos sociais no planejamento de emergência em barragens de mineração" aborda a importância de conhecer as características da população para uma gestão eficaz de riscos e respostas a desastres.

 

Barragens de Rejeito

 

A segurança das barragens de rejeito é um tema de extrema relevância. O "Estudo comparativo entre os métodos de equilíbrio limite e tensão-deformação para avaliação da estabilidade de uma barragem de rejeitos" compara diferentes metodologias (Métodos de Equilíbrio Limite e Métodos de Elementos Finitos) para avaliar a estabilidade dessas estruturas, destacando a importância de uma análise rigorosa e detalhada para garantir a segurança e minimizar os
riscos associados.

 

Hidráulica e Vertedores

 

Nesta seção, a análise hidrodinâmica é explorada através do uso de modelagem utilizando Computational Fluid Dynamics (CFD). O artigo "Modelagem hidrodinâmica CFD da abertura de comportas em vertedouro com OpenFOAM da Barragem Hatillo" apresenta resultados da simulação do comportamento do fluxo e as consequências das diferentes condições operacionais nas vazões e nas velocidades do escoamento.

 

Segurança de Barragens

 

Por fim, abordou-se a gestão e controle do processo de auscultação civil de barragens. A instrumentação adequada e a avaliação periódica dos resultados são cruciais para a tomada de decisões e para assegurar a integridade das struturas.
O artigo "Gestão e controle do processo de auscultação civil de barragens" propõe formas eficientes de resumir e avaliar os resultados de monitoramento, apresentando alguns indicadores, facilitando o trabalho dos responsáveis pela segurança. 

 

Esperamos que esta edição enriqueça seu conhecimento e inspire novas ideias e práticas no campo da engenharia de barragens. Agradecemos aos autores por suas valiosas contribuições e a vocês, leitores, pelo contínuo apoio e interesse.

 


Diego Antônio Fonseca BALBI
Diretor de Publicações e Relações Institucionais - CBDB

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000, mestre em Recursos Hídricos pela UFMG em 2008, defendendo dissertação sobre a elaboração de PAEs para barragens. É Engenheiro de Segurança de Barragens na Cemig GT desde 2002, atuando como Gerente de Segurança de Barragens e Manutenção Civil de Geração desde 2014. Foi professor e conteudista do curso Segurança de Barragens, promovido pela Agência Nacional de Águas e Parque Tecnológico Itaipu e atua como professor em cursos de pós graduação na área de Engenharia e Segurança de Barragens. Atualmente é Vice-Diretor (Energia) do Núcleo Regional de Minas Gerais do CBDB.

EDITORIAIS

Observações sobre documento do Greenpeace

Reservatórios de usos múltiplos

Navegação interior possibilitada por barragens

A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios

Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB

Usinas Hidrelétricas Reversíveis

RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE

Editorial - RBE - Nº08

Editorial - RBE - Nº09

Editorial - RBE - Nº10

Editorial - RBE - Nº11

Editorial - RBE - Nº12

Editorial - RBE - Nº13

Editorial - RBE - Nº14

Editorial - RBE - Nº15

Editorial - RBE - Nº16

Editorial - RBE - Nº17

HOLOFOTES

ICMS na produção de energia por hidrelétricas

Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros

Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais

Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira

Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil

Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!

Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil

A Crise Hídrica de 2021

Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial

Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração

Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens

A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI

A transição energética e as mudanças climáticas: A necessidade de discutir e sedimentar conhecimento

Uma reflexão sobre os desafios da matriz elétrica brasileira

NOTÍCIAS

Chengdu, China Declaração Mundial da ICOLD

DAMSWEEK em Porto Alegre, para o RS!

ABMS 75 ANOS - Programação

associados