Home / Editoriais

Editorial - RBE - Nº13

 

Por: Leonardo de Oliveira Guerra Deotti

 

Caros amigos, espero que tenham uma excelente leitura na 13ª edição da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens (RBEB) do CBDB.

 

Na capa desta edição é apresentada a foto do Reservatório dos Porcos, localizado no estado do Ceará, que é o segundo maior reservatório em armazenamento de água do importante Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Reservatório dos Porcos está inserido no eixo Norte do Projeto de Integração, que tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, quinze reservatórios, oito aquedutos e três túneis. A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades de quatro estados diferentes.

 

A Coluna Holofote foi escrita Pelo Prof. Dr. José Almir Cirilo, Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Ex-Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos do estado de Pernambuco e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

 

Na Coluna, o Professor abordou a “Transferência de Águas entre Bacias Hidrográficas: O Caso do Rio São Francisco e o Nordeste Setentrional”, apresentando: uma breve contextualização sobre o tema; uma discussão sobre necessidade e os ganhos reais que o projeto irá propiciar às regiões envolvidas; e os desafios que ainda devem ser superados para a o sucesso do projeto como um todo.

 

Nesta edição, a Diretoria, com o apoio de todo o Conselho Deliberativo do CBDB, apresenta uma Homenagem Póstuma ao Ex-Presidente desta Instituição: Brasil Pinheiro Machado. Mais do que comentar sobre as importantes contribuições de nosso
Ex-Presidente para a Engenharia nacional e internacional, eu os convido a ler as mensagens e visualizar as fotos apresentadas. Tenho certeza de que a leitura do material enviado pelos representantes dos mais diversos países e instituições será mais eficiente em demonstrar a falta que o nosso Brasil Pinheiro Machado fará para o CBDB e para a Engenharia Mundial!

 

Na sequência são apresentados 14 relevantes artigos que abordam diferentes temas, conforme descrito abaixo:


1. Tema - Geotecnia e Fundações:

“CALIBRAÇÃO DE MODELOS GEOLÓGICO-GEOTÉCNICOS POR MEIO DE INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE INSTRUMENTOS DE AUSCULTAÇÃO”. Aborda a importância da calibração de modelos matemáticos com dados reais de monitoramento para obtenção de respostas realistas relacionadas com tais modelos.

 

2. Tema - Meio Biótico e Patrimônio:

“TOTAL DISSOLVED GASES (TDG) SUPERSATURATION REDUCTION AT COLÍDER DAM: FIRST SPILL WITH HORIZONTAL DEFLECTORS VERIFICATION”. Apresenta um estudo de caso da UHE Colíder para a verificação dos regimes de escoamento de seus defletores horizontais, estruturas importantes na prevenção de impactos nocivos para a ictiofauna, associados com a operação de vertedouros.

 

3. Tema - Barragens de Rejeito:
“VERIFICAÇÃO DE FILTRO PARA BARRAGEM DE ATERRO COM BASE NA DISTRIBUIÇÃO DOS VAZIOS: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO RESÍDUO DE MINERAÇÃO COMO MATERIAL PARA O FILTRO”. Verificou-se, com resultados positivos, a utilização de um resíduo da mineração de níquel na composição de um filtro granular por meio de análises geométricas e probabilísticas. “CONSIDERAÇÕES INICIAIS RELACIONADAS À RUPTURA DA BARRAGEM DE REJEITOS NA MINA DE JAGERSFONTEIN, NA ÁFRICA DO SUL”. Tem como objetivo principal apresentar ao público as características gerais da região, o histórico de projetos previstos e as características da brecha de ruptura e da mancha de inundação relacionados com a ruptura da barragem de rejeitos da mina de Jagersfontein, incentivando a formulação de hipóteses sobre esta ruptura.

 

Tema - Segurança de Barragens:
“BENEFÍCIOS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF)”. Neste artigo, os autores apresentam o P rojeto de I ntegração do Rio São Francisco, identificando usos múltiplos da água no PISF e os benefícios já alcançados (incluindo ramais associados ao projeto ainda em andamento).

 

4. Tema - Hidráulica e Vertedouros:
“MODELAGEM HIDRODINÂMICA NA SIMULAÇÃO DE RUPTURA HIPOTÉTICA DE BARRAGEM DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO”. Aqui é apresentado um estudo de caso envolvendo uma modelagem hidrodinâmica bidimensional para simulação de um rompimento hipotético de uma barragem (reservação de água) de pequeno porte. Foi proposto um modelo paramétrico para a estimativa da geometria e para o tempo de formação da brecha, gerando-se o histograma de cheia e seu impacto no talvegue de jusante.

 

5. Tema – Instrumentação:
“CRITÉRIOS PARA DEFINIÇÃO DE VALORES DE CONTROLE PARA PIEZÔMETROS E MEDIDORES DE VAZÃO EM BARRAGENS DE ATERRO”. A autora apresenta um estudo sobre o monitoramento de barragens baseado na instrumentação, aliada com as inspeções de campo, buscando identificar quais são as grandezas mais relevantes para a avaliação da estabilidade de barragens e sua efetiva funcionalidade na prevenção de acidentes e ocorrência de desastres.

 

6. Tema - Estruturas de Concreto:
“DISCUSSÃO SOBRE O MOMENTO DE TOMBAMENTO DE ESTRUTURAS ILHADAS SEGUNDO CRITÉRIO DE PROJETO ELETROBRÁS”. É apresentada uma discussão a respeito do cálculo do fator de segurança ao tombamento segundo os critérios de projeto Eletrobras para estruturas ilhadas, chegando à conclusão de que, nestas estruturas, a aplicação direta da equação do manual para o cálculo do FST pode causar distorções nos resultados.

 

7. Tema – Barragens de Terra e Enrocamento:
“ANÁLISE DE FLUXO DE UMA BARRAGEM DE TERRA COM AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA COLMATAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM POR OCRE”. O artigo propõe uma avaliação numérica para a definição do efeito da redução da permeabilidade de material drenante, devido à colmatação, no fluxo de água de uma barragem de terra real, onde se constatou a formação de ocre. "ESTUDO DE ALTERNATIVAS PARA MELHORAR O CONTROLE DE FLUXO POR UMA BARRAGEM DE TERRA". O trabalho apresenta um estudo de alternativas de recuperação e melhorias das condições de segurança de uma barragem de terra, em que foram propostos sistemas de vedação e drenagem para o controle do fluxo interno. O objetivo principal do estudo é diminuir as  poropressões atuantes e os valores de gradiente hidráulicos, como forma de controlar e minimizar a ocorrência de surgências no pé do talude de jusante e os riscos de piping. Foram testados três cenários: situação atual; tapete impermeável a montante; e parede diafragma. Conclui o trabalho que o sistema de vedação mais eficiente, foi o tapete impermeável associado a um sistema de drenagem no talude de jusante.

 

8. Tema - Concreto, Tecnologia e Materiais:
“ESTUDO DE CONFIABILIDADE NA ESTABILIDADE GERAL DE UMA BARRAGEM DE CONCRETO DE GRAVIDADE”. Neste artigo é apresentado um estudo de caso de confiabilidade de uma barragem de concreto, calculando-se a probabilidade de falha da barragem pelo método de Monte Carlo, utilizando os critérios de estabilidade da Eletrobras, 2003. Os autores concluem que o tipo de combinação de cargas influencia a probabilidade de falha, resultando em uma curva de falha maior para o  deslizamento da estrutura.

 

9. Tema – Análises Estatísticas, Numéricas e Computacionais:
“STUDY OF THE EFFECT OF THE TRUNCATION OF INPUT PARAMETERS IN THE PROBABILISTIC ANALYSIS OF SLOPE STABILITY”. Utilizando o método de Monte Carlo, o artigo pretende,, obter e melhorar a gama de parâmetros de entrada para tornar os resultados da análise de estabilidade mais próximos do contexto da Engenharia.

 

10. Tema – Geologia de Engenharia:
“RECUPERAÇÃO DO SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO DO TETO DA CASA DE FORÇA DA USINA HIDRELÉTRICA SERRA DA MESA”. Os autores apresentam um estudo de caso envolvendo as soluções de recuperação da proteção da abóbada da casa de força na UHE Serra da Mesa, destacando os problemas enfrentados e as soluções adotadas.

 

Tema – Comunicação:
“A EVOLUÇÃO DA HIDRÁULICA ATÉ O FINAL DO SÉCULO XIX E SEUS PESQUISADORES”. Neste trabalho, o autor apresenta um importante resumo cronológico relacionado com a evolução da disciplina hidráulica e temas afins, elencando os principais autores e suas contribuições para a matéria, até o final do século XIX.

 

Cordialmente,
Leonardo de Oliveira Guerra Deotti
Diretor Secretário do CBDB

 

EDITORIAIS

Observações sobre documento do Greenpeace

Reservatórios de usos múltiplos

Navegação interior possibilitada por barragens

A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios

Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB

Usinas Hidrelétricas Reversíveis

RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE

Editorial - RBE - Nº08

Editorial - RBE - Nº09

Editorial - RBE - Nº10

Editorial - RBE - Nº11

Editorial - RBE - Nº12

Editorial - RBE - Nº13

Editorial - RBE - Nº14

Editorial - RBE - Nº15

Editorial - RBE - Nº16

Editorial - RBE - Nº17

HOLOFOTES

ICMS na produção de energia por hidrelétricas

Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros

Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais

Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira

Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil

Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!

Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil

A Crise Hídrica de 2021

Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial

Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração

Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens

A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI

A transição energética e as mudanças climáticas: A necessidade de discutir e sedimentar conhecimento

Uma reflexão sobre os desafios da matriz elétrica brasileira

NOTÍCIAS

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

DAM WORLD 2025 Conference - Updates

THE DAMS - Newsletter Icold Edition #23 - 2025

sócios