Home / Editoriais
Editorial - RBE - Nº11
Por Ricardo Aguiar Magalhães
Diretor Técnico
Comitê Brasileiro de Barragens
Chegamos à Edição 11, comemorativa aos 60 anos do CBDB. Estampa nossa Capa atual a UHE Furnas, a primeira usina construída por Furnas Centrais Elétricas, da qual herdou o nome. Sua construção começou em julho de 1958, sua primeira unidade entrou em operação em setembro de 1963, possuindo capacidade instalada de 1.216 MW, o que a colocou entre as maiores da América Latina, na ocasião da construção. O empreendimento possibilitou a regularização do Rio Grande
e a construção de mais oito usinas, aproveitando, integralmente, um potencial de mais de 6.000 MW.
A Coluna Holofote foi escrita pelo Ex-Presidente da Eletrobras, Ex-Diretor Técnico Executivo e Ex-Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional e Ex-Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia
Altino Ventura Filho, que abordou “Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial”.
E nesta edição, tive o prazer de escrever sobre 15 artigos, abaixo listados:
1. Tema Meio Ambiente: Análise de Áreas Preferenciais de Passagem de duas Espécies de Peixes em uma Escada do Tipo Ranhura Vertical, e Laboratório de Estudos de Limnoperna Fortunei (LELF): o Mexilhão Dourado e Suas Aplicações, trazem luz aos impactos ambientais gerados e sofridos pela atividade de barrar rios para armazenar água.
2. Tema Equipamentos Hidromecânicos: Estudo da Evolução da Perda de Carga e do Desgaste das Paredes Internas de uma Tubulação em Conduto Forçado demonstra efeito do tempo no aumento da perda de carga em tubulações devido à incrustação e desgaste, principalmente.
3. Tema Energia: A Proliferação das Termelétricas no País dos Rios alerta para a situação de estresse energético que atravessamos.
4. Tema Segurança de Barragens: Técnicas de Implantação e Operacionalização de Planos de Ação de Emergência, Considerações Sobre a Aplicação da Lei de Segurança de Barragens a Pequenos Barramentos, Referências Técnicas para Elaboração de Programas de Gestão de Riscos (PGR) para Barragens, e Interação Interdepartamental e o Conhecimento em Manutenção e Segurança de Barragens abordam a segurança de barragens em seus importantes aspectos administrativos, gerenciais, legais e técnicos, uma atividade carente de exemplos e no centro das atenções brasileiras, cujo debate está apenas começando, e só será concluído com o amadurecimento da sociedade e da técnica.
5. Tema Geotecnia e Fundações: Análise de Métodos de Prospecção de Solos para Avaliação da Suscetibilidade à Liquefação, e Instrumentação e Desempenho das Chavetas de Concreto na Fundação de Barragens focam nas fundações e sua importância crucial para o funcionamento seguro de qualquer barragem. O artigo Chavetas de Concreto complementa nos aspectos geológicos, o artigo anterior, com informações fundamentais ao bom projeto de fundações.
6. Tema Barragens de Rejeitos: Reabilitação de Barragens de Rejeitos – Análise Qualitativa de Risco FMEA para Definição de Alternativa de um Sistema de Cobertura, e Engenharia de Registros (EOR) e a Aplicabilidade na Gestão de
Barragens descrevem análises qualitativas e a Engenharia de Registro como alternativas de direções para o ganho na reabilitação e gestão dos rejeitos e suas barragens.
7. Tema Hidráulica e Vertedores: Atualização da Cheia de Projeto e o seu Impacto na Probabilidade de Falha por Deslizamento da Barragem - Estudo de Caso nos alerta para a sempre necessária Revisão Periódica, onde cada empreendimento deve ser reavaliado da maneira mais completa possível.
8. Tema Geologia de Engenharia: Estimativa do Pico de Aceleração Sísmica (PGA) para Barragens Brasileiras, traz informações sobre as, embora raras, jamais negligenciáveis, eventualidades de sismos.
Nestes sete anos de existência e 11 edições publicadas, tivemos grande apoio administrativo, técnico e suporte financeiro. Incluo neste apoio os imprescindíveis 43 anunciantes listados na Retrospectiva, nas próximas páginas, a quem agradecemos pelo apoio e confiança depositados, o que nos faz continuar no firme propósito de melhorar cada vez mais este canal de comunicação. O mesmo vale para os 156 autores e autoras, cuja magnanimidade em divulgar acertos, questionamentos, eventuais erros e aprendizados nos move em direção ao aperfeiçoamento da boa prática e técnica de barragens. Nossa admiração pela competência em seus Artigos bem como nossos sinceros agradecimentos às empresas e instituições de onde ou sobre cujo trabalho sobre barragens dissertaram.
A Revista 11 detém, por hora, o recorde de artigos publicados em uma única edição, o segundo maior número de páginas e o dobro da média de anunciantes, artigos e autores. Estamos, assim, muito confiantes com o futuro de nossa publicação.
Tive a honra de escrever o Editorial desta Edição, mas a maior honra foi ter acompanhado a Revista de perto nos últimos 7 anos, ora como Diretor de Comunicações, ou agora como Diretor Técnico, sempre no Comitê de Editoração por estas razões, contanto com o apoio de todas as Diretorias anteriores e da atual, bem como de um Conselho Editorial da Revista de primeira grandeza. Há que se fazer uma justa homenagem e reconhecimento ao trabalho de nosso Conselho Editorial, que sempre se encontrou, voluntariamente, disposto a nos atender com presteza e rigor técnico.
A Retrospectiva que estampa as próximas páginas homenageia todos os que contribuíram para chegarmos até aqui. Vislumbrando o futuro: mantendo edições semestrais, esperando mais recordes de artigos e o aumento da variedade temática, bem como artigos estrangeiros, em breve o CBDB deverá recompor e ampliar a composição do Conselho Editorial, em temas e membros, de modo a se antecipar à demanda e aliviar a carga sobre esses voluntários que avaliam os artigos. Almejamos, também com isso, aprimorar nosso conceito como Revista Técnica, o que deve incrementar a quantidade e qualidade dos artigos, garantida por um Conselho Editorial abrangente e de grande peso técnico, como o foi até o momento e cuja excelência continuaremos buscando.
Reitero e agradeço a honra de dar continuidade a este sonho e descrever uma pequena parte deste enorme trabalho conjunto nestas páginas, para reconhecimento e registro de todos que a constroem.
EM DESTAQUE
EDITORIAIS
Observações sobre documento do Greenpeace
Reservatórios de usos múltiplos
Navegação interior possibilitada por barragens
A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios
Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB
Usinas Hidrelétricas Reversíveis
RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE
Editorial - RBE - Nº08
Editorial - RBE - Nº09
Editorial - RBE - Nº10
Editorial - RBE - Nº11
Editorial - RBE - Nº12
Editorial - RBE - Nº13
Editorial - RBE - Nº14
Editorial - RBE - Nº15
Editorial - RBE - Nº16
Editorial - RBE - Nº17
HOLOFOTES
ICMS na produção de energia por hidrelétricas
Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros
Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais
Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira
Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil
Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!
Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil
A Crise Hídrica de 2021
Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial
Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração
Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens
A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI
A transição energética e as mudanças climáticas: A necessidade de discutir e sedimentar conhecimento
Uma reflexão sobre os desafios da matriz elétrica brasileira
NOTÍCIAS
DAMSWEEK 2025 - Inscrições Abertas
DAMSWEEK 2025 - 100 dias
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA