Home / Editoriais
Editorial - RBE - Nº10
Por Alberto Sayão
Esta é a edição 10 da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens (RBEB) do CBDB. Desde sua primeira publicação, em abril de 2014, ainda na gestão do presidente Erton Carvalho, tem cumprido o objetivo de divulgar artigos científicos sobre barragens, mantendo atualizados os associados e a comunidade técnica em geral. Nestes sete anos, vem mostrando evolução crescente em quantidade e qualidade no conteúdo técnico. A presente edição atesta que já se tornou o melhor veículo para divulgar, em português, informações, pesquisas e projetos nos diversos campos da Engenharia de Barragens. A imagem na capa mostra instalações das usinas Paulo Afonso 1, 2 e 3, integrantes do Complexo Paulo Afonso, construído pela CHESF para o aproveitamento energético da famosa Cachoeira de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, na divisa dos estados de Alagoas e Bahia. O conteúdo inicia-se com uma discussão breve e oportuna do experiente engenheiro José Donadon, na Coluna Holofote, sobre o impacto do erro estratégico do Brasil em construir grandes hidrelétricas a fio d’água. Ou seja, com pequenos reservatórios, desperdiçando parte do potencial hidroelétrico e desprezando energia limpa, renovável e mais barata. O tema é relevante, atual e faz jus a cada vez mais espaço na agenda do CBDB.
Em seguida, temos 12 belos artigos técnicos que merecem leitura atenta.
• Dr. Hugo Morais e coautores, tratam da padronização da gestão da segurança da população nos vales a jusante de barragens. A discussão se baseia nos estragos causados pelo rompimento de duas barragens de terra de hidroelétricas em Michigan (EUA), em 2020.
• O engenheiro João Francisco apresenta interessante análise da eficiência ao longo do tempo de sistemas de drenagem nas fundações rochosas de 13 barragens de concreto, nos EUA e Brasil, com base nos dados de instrumentação e de limpeza dos drenos.
• O engenheiro Francisco Gomes e coautores propõe um novo modelo, em sistema fuzzy, para quantificar a probabilidade de ocorrer piping em barragens de terra do semiárido cearense.
• Os engenheiros Thaís Abatti e Cícero Alberton discutem os entraves causados pelo licenciamento ambiental para a expansão da geração hidroelétrica com PCHs, enfatizando os benefícios da prática recente de audiências públicas em ambiente virtual.
• O engenheiro Ruben Cardia traz um relato bem ilustrado sobre casos de projetos hidrelétricos com e sem o uso de pontes para travessia do vale.
• Gustavo Andrade e coautores propõem um novo método de análise de risco integrado ao Plano de Segurança de Barragens, visando à melhoria do controle operacional de usinas hidrelétricas. O método permite priorizar as ações e o monitoramento dos possíveis modos de falha.
• Amanda Ricardi e coautores trazem sugestões sobre o texto da Lei nº 14.066 de 2020, com vistas à definição de um Plano de Ações Emergenciais com processos que aproximem o empreendedor dos órgãos de defesa civil.
• Logo depois, Michel Fontes e coautores sobre o uso de drenos fibroquímicos em projetos de descaracterização de depósitos de rejeitos arenosos fofos.
• Olavo Tercini e coautores, tratam das exigências da Lei nº 8.466, de 2020, mostrando opção rápida e prática para disponibilizar de forma online os dados do Plano de Ação de Emergência.
• O engenheiro Eduardo Simões e coautores descrevem um sistema inteligente de monitoramento remoto da UHE Dona Francisca para agilizar a resposta aos fatores de risco geotécnicos, ambientais e hidráulicos.
• Andretta e Campioni tratam da segurança geotécnica de pequenas barragens de terra.
• Candice Garcia e coautores descrevem um novo sistema de módulos integrados para gestão e monitoramento da segurança de barragens, com base na Lei nº 12.334 de 2010.
Para concluir, neste ano do 60º aniversário, o CBDB organiza 12 cursos técnicos e 5 eventos de debate de temas atuais, e finaliza em outubro de 2021 com o 33º SNGB, e o III ETIAB – Encontro Técnico sobre Incidentes e Acidentes em Barragens. Estes últimos eventos serão marcados por homenagens especiais ao ex-presidente do CBDB, Professor Carlos Henrique Medeiros, recentemente falecido, vítima da Covid-19. Carlos Henrique foi o organizador das duas primeiras edições do ETIAB.
EM DESTAQUE
EDITORIAIS
Observações sobre documento do Greenpeace
Reservatórios de usos múltiplos
Navegação interior possibilitada por barragens
A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios
Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB
Usinas Hidrelétricas Reversíveis
RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE
Editorial - RBE - Nº08
Editorial - RBE - Nº09
Editorial - RBE - Nº10
Editorial - RBE - Nº11
Editorial - RBE - Nº12
Editorial - RBE - Nº13
Editorial - RBE - Nº14
Editorial - RBE - Nº15
Editorial - RBE - Nº16
Editorial - RBE - Nº17
HOLOFOTES
ICMS na produção de energia por hidrelétricas
Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros
Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais
Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira
Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil
Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!
Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil
A Crise Hídrica de 2021
Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial
Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração
Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens
A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI
A transição energética e as mudanças climáticas: A necessidade de discutir e sedimentar conhecimento
Uma reflexão sobre os desafios da matriz elétrica brasileira
NOTÍCIAS
Chengdu, China Declaração Mundial da ICOLD
DAMSWEEK em Porto Alegre, para o RS!
ABMS 75 ANOS - Programação