Home / Editoriais
Editorial - RBE - Nº09
Por José Bernardino
O CBDB publica mais uma edição da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens no cumprimento de sua missão, que está alicerçada no desenvolvimento de técnicas ligadas ao planejamento, projeto, construção, operação, manutenção de barragens e obras conexas, incluindo usinas hidrelétricas e manejo de rejeitos de mineração, compatibilizando-as com o meio ambiente e demais legislações.
A CAPA
A UHE Três Marias abre a edição N° 9 da RBEB e seus seis trabalhos. A fotografia da capa é histórica, pois trata-se da primeira grande obra hidráulica construída no Brasil com reservatório de finalidades múltiplas. Ela foi também
a primeira grande obra de aproveitamento de recursos hídricos implantada em conjunto com duas entidades governamentais: CODEVASF e CEMIG. Três Marias, juntamente com Furnas, Jupiá e Complexo Paulo Afonso, constituiu-se no cumprimento do Plano de Metas “Energia e Transportes” do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Pulmão do Rio São Francisco, Três Marias permitiu a regularização deste, aumentou a disponibilidade hídrica nos cursos médio e baixo do rio, criou navegabilidade a partir de Pirapora-MG e fez crescer o parque gerador do Nordeste, passando por Sobradinho, Itaparica, Complexo Paulo Afonso e Xingó. Além disso, permitiu irrigação em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), culminando no Projeto de Integração do São Francisco (PISF).
OS TRABALHOS
O trabalho preparado pelo Engo Daniel Trautwein trata de um ensaio em modelo reduzido de uma barragem homogênea de terra. O artigo apresenta os resultados dos deslocamentos processados antes da ruptura e constitui um experimento ainda pouco utilizado no Brasil. A publicação da Enga Natalia P. de Souza Et Al. traz uma relação de atividades a serem cumpridas nas inspeções de barragens em relação aos modos de falha da estrutura: galgamento, erosão regressiva e instabilização. O Engo José M. Donadon descreve fatos ocorridos na implantação da UHE Tucuruí em sua 1ª Etapa de construção e de motorização. O trabalho mostra detalhes do maior vertedouro do Brasil e um dos maiores do mundo, com
capacidade de vazão de 110.000 m³/s. O artigo da Enga Carolina P. M. Paese versa sobre monitoramento geodésico de barragens. São abordados três estudos envolvendo as UHEs Salto Caxias, Mauá e Lajeado. É mister frisar que tais estudos se restringiram ao monitoramento de estruturas de concreto. O Engo Mário J. de S. Gonçalves Et Al. apresenta o comportamento hidrológico do Rio Paraguaçu após a implantação da Barragem de Apertado, a redução da disponibilidade hídrica a jusante da estrutura e os prejuízos locais. O Engo Leonardo Ferreira e os Professores Alberto Sayão e Anna L. Nunes explicam as características geométricas e o maciço rochoso atravessado do Túnel Milagres, obra integrante do PISF. O artigo possui um rico acervo dos resultados das medições durante o período de execução das obras.
60 anos do CBDB
O CBDB completa 60 anos em 25/10/2021. Para comemorar a data foi programada uma Jornada Técnica com atividades a serem realizadas no decorrer do ano. De maio até setembro serão 12 cursos e cinco eventos especiais. A atração principal está marcada para a semana de 25 a 29/10, contemplando o 3° Seminário Internacional de Barragens de Rejeitos, o 1° Simpósio de P&D, o XXXIII SNGB, a Reunião Anual da INCA e o 3° Encontro Técnico sobre Acidentes e Incidentes em Barragens.
EM DESTAQUE
EDITORIAIS
Observações sobre documento do Greenpeace
Reservatórios de usos múltiplos
Navegação interior possibilitada por barragens
A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios
Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB
Usinas Hidrelétricas Reversíveis
RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE
Editorial - RBE - Nº08
Editorial - RBE - Nº09
Editorial - RBE - Nº10
Editorial - RBE - Nº11
Editorial - RBE - Nº12
Editorial - RBE - Nº13
Editorial - RBE - Nº14
Editorial - RBE - Nº15
Editorial - RBE - Nº16
Editorial - RBE - Nº17
HOLOFOTES
ICMS na produção de energia por hidrelétricas
Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros
Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais
Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira
Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil
Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!
Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil
A Crise Hídrica de 2021
Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial
Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração
Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens
A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI
A transição energética e as mudanças climáticas: A necessidade de discutir e sedimentar conhecimento
Uma reflexão sobre os desafios da matriz elétrica brasileira
NOTÍCIAS
Chengdu, China Declaração Mundial da ICOLD
DAMSWEEK em Porto Alegre, para o RS!
ABMS 75 ANOS - Programação