Home / Editoriais

Reservatórios de usos múltiplos

Reservatórios de usos múltiplos

 

A grande estiagem que assolou nosso país em 2014 e ainda cobra suas consequências, trouxe à baila um tema antigo, porém nem sempre considerado na grande maioria dos projetos de nossas barragens, qual seja, USOS MÚLTIPLOS dos RESERVATÓRIOS. As barragens são construídas desde a antiguidade com o intuito de criar um reservatório para a água então ser utilizada, quer para uso de abastecimento urbano ou industrial, energia hidroelétrica, irrigação, controle de cheias, navegação, piscicultura, lazer e diversos outros usos que a engenhosidade humana possa criar. Na maioria das vezes o projeto original é concebido para uma única utilização e com o surgimento de necessidades adicionais, ocorrem adaptações, muitas vezes conflituosas.

 

Poucos são os empreendimentos brasileiros que foram projetados como multiusos,    como, por exemplo, Pedra do Cavalo, no rio Paraguaçu, na Bahia,    onde além do controle    de cheias nas cidades históricas de Cachoeira e São Felix, abastece a população de Salvador, tem área agrícola irrigada e geração de energia, além de lazer.

 

Ao contrário, Guarapiranga, no rio de mesmo nome, afluente da margem esquerda do rio Pinheiros, hoje dentro da cidade de São Paulo, foi concebida e construída pela antigaLight dentro do conjunto de usinas geradoras de energia hidroelétrica ao redor do polo paulista, que reverte o rio Pinheiros para gerar em Cubatão, junto  ao mar, Serrado    Mara abaixo.

Com o término da Light    e advento da Eletropaulo, Guarapiranga passou para a SABESP, para prover água para o consumo humano da região metropolitana da Capital paulista, com regra operativa diversa daquela original de geração de hidroeletricidade.    Em janeiro de 1976, quando o período chuvoso foi bastante intenso, encontrou o reservatório cheio e quase ocorreu o galgamento da barragem, construída como aterro hidráulico.

Posteriormente a este episódio foram tomadas medidas reparadoras tanto físicas, como operacionais.

Mudanças de uso requerem atualizações operativas e de segurança, hoje regra e preceito legal.

A recente determinação do governo federal de combater efeitos ambientais com o reservatório a fio d’água, com toda certeza, além de prejudicar a reserva energética de origem hidráulica do país, também pode comprometer mudanças de uso dos reservatórios, já que    o ambiente social e econômico é mutável e água sempre será essencial.

O ponto que este texto quer chamar atenção é que Reservatórios de Usos Múltiplos são importantes e trazem grandes benefícios para todo o país. Que devem ser connsiderados na etapa de planejamento das bacias hidrográficas, juntamente com toda a avaliação de impactos ambientais e sua mitigação. Que mudanças de uso dos reservatórios devem ser correta e de modo abrangente avaliada sob todos os aspectos, mormente a segurança da própria barragem e de toda área á jusante.

Por fim, não sendo previstos os reservatórios de usos múltiplos na etapa de planejamento das bacias hidrográficas, as consequências podem ser danosas para toda a sociedade.

EDITORIAIS

Observações sobre documento do Greenpeace

Reservatórios de usos múltiplos

Navegação interior possibilitada por barragens

A legislação de segurança de barragens: Um breve histórico e desafios

Ação de esclarecimento do CBDB junto à imprensa - Quem é o COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – CBDB

Usinas Hidrelétricas Reversíveis

RESERVATÓRIOS. Sua importância na redução Da emissão dos gases efeito estufa - GEE

Editorial - RBE - Nº08

Editorial - RBE - Nº09

Editorial - RBE - Nº10

Editorial - RBE - Nº11

Editorial - RBE - Nº12

Editorial - RBE - Nº13

Editorial - RBE - Nº14

Editorial - RBE - Nº15

HOLOFOTES

ICMS na produção de energia por hidrelétricas

Atualização dos Inventários Hidroenergéticos dos rios brasileiros

Reservatórios e Segurança Hídrica: As deficiências infraestuturas brasileiras são substanciais

Projetos estruturas para a infraestrutura brasileira

Horizonte e perspectivas do controle de cheias no Brasil

Mariana e Brumadinho: Defesa Civil somos todos nós!

Armazenar mais água: obrigação inescapável do Brasil

A Crise Hídrica de 2021

Transição e “descarbonização” energética no século XXI: A terceira revolução industrial

Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração

Exemplos de benefícios socioambientais propiciados por barragens

A Defesa Civil no Brasil e os Grandes Desafios do Século XXI

NOTÍCIAS

ACT - Agência Nacional de Mineração (ANM)

Mesa Redonda: Barragens Enrocamento

Dia Mundial da Água

sócios