O CBDB é um agente facilitador no processo de assegurar que a realização e a operação de barragens e obras associadas sejam técnica, ambiental e socialmente adequadas ao máximo benefício da sociedade brasileira.

A Comissão Internacional de Grandes Barragens (CIGB) é uma organização não governamental, destinada a encorajar a troca de informações e de experiências adquiridas em planejamento, projeto, construção e operação de grandes barragens. A Comissão funciona por intermédio dos comitês nacionais dos países membros, totalizando hoje 96 (noventa e seis) comitês instituídos para o desenvolvimento de trabalhos técnicos ou pesquisas científicas. No Brasil, a CIGB é representada pelo Comitê Brasileiro de Barragens.

O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) tem atuação em âmbito nacional, análoga à CIGB. Após a Assembléia Geral, o órgão superior do CBDB é seu Conselho Deliberativo constituído pelos ex-presidentes e por mais dezoito membros, sendo seis eleitos pelos sócios mantenedores e coletivos e doze pelos sócios individuais. O órgão executivo do Comitê é sua Diretoria composta por cinco membros do Conselho Deliberativo, sendo um Presidente, um Vice-Presidente, um Diretor-Técnico, um Diretor de Comunicações e um Diretor-Secretario. As finanças são verificadas pela Comissão Fiscal constituída por quatro membros, dois eleitos pelos sócios mantenedores e coletivos, e dois eleitos pelos sócios individuais. A sede do Comitê é no Rio de Janeiro, à Rua Real Grandeza, 219, bloco C, sala 1007, CEP: 22.281-031, havendo os núcleos regionais em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás/Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina .